quarta-feira, novembro 16, 2011

Babá eletrônica


Venho percebendo uma coisa ultimamente, minha necessidade de sempre que estou em casa deixar a TV ligada. Quando ela não está ligada me sinto isolada.
Sempre achei engraçado, mas aí então estava no facebook e ví essa atualização:



A quantidade de pessoas que 'curtiram' ou comentaram que também sentem isso ou algo semelhante é enorme! 

Pelo que entendo, nossa geração cresceu tendo como babá a televisão, veja só, meus pais trabalhavam o dia todo, e consideravam a rua um lugar perigoso pra brincar, minha vó não era uma companhia muito animada para brincar de pega-pega comigo, me restava então passar o dia comendo bolachas 'Hipopó' em frente da televisão (minha genética ajudou a eu não ficar com sobrepeso!).

E estranhamente pelo jeito adquiri uma ligação de real 'necessidade' quando me sinto sozinha, muitas vezes vou lavar louça na cozinha e ligo a tv para ouvir seu som, não que eu esteja prestando a atenção no que está passando, simplesmente para ouvi-la.

Busquei na internet algumas matérias relacionadas, seguem abaixo alguns trechos da matéria da UOL que me deixaram intrigadas:

Cognição:  limita a imaginação por não exigir esforço das funções cognitivas. Deixar-se levar pelo que ela exibe, sem valer-se de uma escolha criteriosa, pode causar o empobrecimento psicossocial.

Depressão: isolamento, uso de álcool e fumo e agressividade predominam em telespectadores contumazes, em comparação a telespectadores moderados, segundo pesquisas.

Funções cerebrais: quando vista por mais de 20 horas por semana, a TV pode danificar as funções do lado esquerdo do cérebro, inibindo o desenvolvimento lógico-verbal --em crianças-- ou reduzindo-o --em adultos.

Obesidade: Devido ao sedentarismo


Percepção: Diante da TV, os olhos ficam quase imóveis e desfocados na tentativa de captar a totalidade da imagem na tela. Essa prática em excesso pode enfraquecer ou inibir a capacidade de observação do que está ao redor do objeto focado.

Postura: Quanto mais tempo diante do aparelho, mais relaxado o telespectador fica e também mais ele se larga no sofá, no chão, ou seja, onde estiver. Resultado: coluna e articulações são prejudicadas por uma má postura.


Sono: O hábito de ver televisão à noite prorroga a ida para a cama. Nos EUA, cerca de metade dos americanos dormiriam mais cedo se não assistissem à TV. Dormir com o aparelho ligado é ainda pior: impede que se atinja o estado de sono profundo, fundamental para manter o equilíbrio orgânico -os flashes de imagem e a mudança de sons não acordam, mas mantêm o sono no estágio superficial.

Relações sociais: A telinha pode afastar a pessoa do convívio familiar (em algumas casas, cada um assiste à TV em seu quarto) e também dos amigos (há quem deixe de sair para ficar em casa com a TV).


Exclusivo em idosos: Colabora com o sedentarismo, deixando esse público mais sujeito a doenças degenerativas, como demência e Alzheimer, e ao aumento do risco de problemas cardiovasculares.


E neste site, encontrei algumas medidas pra superar esse vicio:
1. Mantenha um registro de quanto tempo e quando você assiste TV. Faça isso durante uma semana.


2. Faça uma lista de todas as outras atividades divertidas que você pode fazer em casa em vez de ver televisão. Coloque sua lista em um lugar visível para que você possa verificar esta lista ANTES de você ligar a TV. Considere as coisas divertidas para fazer como uma família, tais como: projetos de casa que você gostaria de concluir, atividades do lado de fora, leitura, exercício, etc.


3. Defina um limite para quanto tempo você vai assistir televisão em uma semana. Grave o seu tempo e não mude sua decisão.

4. Considere a remoção da sua TV por um determinado período de tempo. Você pode encontrar-se conversando com sua família novamente, em vez de assistir a TV por muito tempo.

São medidas simples que podemos colocar em ação, vou começar a colocar aqui e conto os progressos!

Vamos lá, começar a por as dicas em prática:

 1. Minha média diária de tv é mais de 3 horas (jornal da tarde / video show / malhação / vida da gente / jornais / fina estampa), ou seja, x 5 = 15 horas semanais (final de semana não vou contar porque mal assisto).
15 HORAS SEMANAIS!  Aliás um pouco mais, porque muitas vezes faço atividades com ela ligada!  Estou sinceramente abismada com a quantidade de tempo que fico com a tv ligada!

2. Estudar, fazer academia, cozinhar. (Coloquei estas no meu mural)

3. 5 horas semanais!

4. Tirei a antena da tv do meu quarto, não suporto chiadeira, a da sala é de uso comunitário na república não posso retira-la.

Simbora sermos mais ativos! ;)

PS. Enquanto escrevia o post e tomei consciência desliguei com pesar a tv.

Nenhum comentário: