sábado, janeiro 10, 2009

CO2

Você não precisa parar de respirar para lançar menos CO2 na atmosfera. Ontem ganhei uma agenda da minha sogra, ela é feita de material reciclado (até a capa dura é feita de material reciclado), e trás páginas e mais páginas sobre o meio ambiente. Não vou ser hipócrita de dizer para reciclarem porque eu sei que não dependem só de vocês, aqui mesmo onde eu moro não tem serviço de coleta de lixo seletivo, só há uma coperativa em Barretos que faz esse serviço, e não é o suficiente; então peguei umas dicas que achei mais interessantes, que não envolvam reciclagem (claro que se você tiver opotunidade de reciclar, faça, o planeta e meus futuros netos agradecem),  mas contribuem para uma menor poluição e são simples!

1. Em vez de reciclar, tente preciclar. (evitar o consumo de materiais nocivos e o desperdício)
O conhecido consumo consciente,  pense antes de comprar, são embalagens que não servem para nada que só irá contribuir para aumentar o lixo do planeta.
Por exemplo, sabe aqueles lanches de crianças, ou belisquétis* que compramos pro dia corrido, confesso que ano retrasado (3º Col) levava muitas barrinhas de cereais + Kapo de chocolate, até que comecei a reparar na montanha de caixinhas longa vida e embalagens que ficava no lixo; óbvio que não mudei da noite pro dia, mas fui reduzindo aos poucos e ano passado por exemplo já tinha aderido completamente aos lanches caseiros: lanche natural + ameixas, por exemplo.
 
Você pode substituí-los por:
Além de deixar de poluir você tem uma alimentação mais saudável, e digamos de passagem... muito mais gostosa, isso é ser esperta. ;P

2. Um terço do consumo de papel destina-se a embalagens (o exemplo dos belisquétis* acima). E alguns têm um período de uso inferior a 30 segundos. Contribua para a redução do consumo dos recursos naturais. 

3.  Seja econômico: poupe papel, usando o outro lado para tomar notas ou fazer rascunhos; os pratos e copos de papel são ótimos para piqueniques.  Em todo caso, use papel ou outros produtos reciclados (canetas, agendas, cadernos...). Isso reduz a necessidade de extração de recursos naturais.

4. Regue as plantas de manhã cedo ou ao cair da noite, quando o sol está forte muita água é perdida por evaporação.

5. Antes de comprar saiba: Impressoras a jato de tinta usam 99% menos energia que as impressoras a laser, durante a impressão, e 87% menos quando inativas; os computadores portáteis consomem 1% da energia de um computador de escritório.

6. Um estudo desenvolvido pela NASA mostra que plantas conseguem remover 87% dos elementos tóxicos do ambiente de uma casa no espaço de 24 horas. Distribua plantas profusamente por todas as instalações. Recomenda-se, pelo menos, uma planta de 1,2 a 1,5 metros por cerca de 10 metros quadrados. Escolha espécies de plantas que se dêem bem com pouca luz natural e tenha ar puro dentro de sua casa!

Outras dicas creio que são manjadas por todos, mas, mesmo assim se possível: Ambiente Brasil - Dicas, são coisas simples de se incorporar à nossas vidas e fazem uma big diferença! ;)

Beijão ;*

4 comentários:

Anônimo disse...

Adorei as dicas, se todo mundo se conscientizasse em produzir menos lixo já sentiríamos uma diferença enorme no planeta, não!?! Até pq reciclar não é assim tão melhor: o consumo de água gasto com o processo de reciclagem de papel nem sempre compensa (eu não sabia disso, li num site do banco Real sobre sustentabilidade e minha amiga que estuda na USP de Piracicaba - qualquer coisa sobre meio ambiente, também comentou!).

Eu já melhorei muito e torço pra que todos façam sua parte!

Bjinhos

Anônimo disse...

por isso que amo minha cidade, basta eu ir ao pão de açucar e levar o lixo, prontinho vai pra um centro de triagem.
:D
beijinhos.
se cuida, primeiro comentário do ano meu :P

:D
GOOD YEAR FOR U. :D

Tailany Silva disse...

Gostei das dicas! :)

Anônimo disse...

Ótimo post! Por mais que alguma dica já esteja manjada, é sempre bom a gente relembrar pra colocar em prática :)
Bjinhos!