sexta-feira, maio 29, 2009

Neurociência

A UFTM disponibilizou para alunos interessados a "Primeira Jornada de Neurociências", e hoje das 19:00 às 22:30 tivemos palestras sobre os seguintes assuntos: Sistema Trigêmino Vascular da Enxaqueca; Recursos Atuais da Estimulação Cerebral Profunda e Crise Epilética e sua Fisiopatogenia. Eu sei que falando esses nomes parece muito chato! Mas sem explicação de como essas palestras foram interessantes!

A primeira foi sobre enxaqueca, vou resumir as palestras e pular as partes mais técnicas, é bom porque serve de "estudo-resumo" pra noite! hahaha


Enxaqueca:
. Ocorrência de 2 a 3 vezes mais no sexo feminino (essa prevalência no sexo feminino está associada aos ciclos menstruais), aparece em 25% dos casos antes dos 10 anos e na maioria antes dos 20.
. Os fatores precipitantes são: menstruação, sono atrasado, medicamentos, altitudes elevadas, jejum prolongado, estresse, barulho, brilho intenso.
. Alimentação: alguns alimentos podem precipitar a enxaqueca, como: Chocolate, Aspartame (Adoçante de refrigerantes dietéticos), Frutas cítricas, Enlatados (devido aos conservantes com nitrito), Queijo, Crustáceos, Bebidas alcoólicas (vinho tinto e cerveja).
. A enxaqueca tende a diminuir na gravidez (após o terceiro mês) e na menopausa.
. É dividida em fases, a primeira é Pódromo, que são os sintomas premonitórios (24 - 48 hrs antes da dor): irritabilidade, mau-humor, insônia, apatia, dificuldade de concentração, etc.
Na segunda fase, a Aura, só ocorre em 20% , e duram de 5 a 20 minutos, são sintomas neurológicos como alterações visuais (pontos de luminosidade, pontos escuros, enxergar objetos em tamanho maior ou menor), acredita-se que a aura corresponde fisiologicamente a uma onda de despolarização que, de forma lenta (1-3 mm/min) viaja ao longo do córtex.
A terceira é a Álgica ou Cefaléia, que é a dor em si, dura de 4 a 47 hrs, latejante e que piora com esforço físico ou movimento da cabeça, acompanhada de fonofobia (intolerância ao ruído), fotofobia (intolerancia à luz), náusea, diarreia, etc; a tendência e recomendado nessa fase é procurar lugares calmos e interromper atividades.
A quarta fase é o Póspodromo, que tem como característica euforia, cansaço, debilidade e falta de concentração.
Foi enfatizado na palestra que a enxaqueca tem muitas teorias sobre suas formas mas que não se pode afirmar com toda uma certeza o seu porquê, tendo ainda que ser muito estudada.
Essa palestra foi apresentada pelo Prof. Dr. Edson de Souza Marquez


Estimulação Cerebral Profunda:
Modalidades:

ECT (EletroConvulsive Therapy)

Eletroconvulsoterapia, não invasiva, mais conhecida como eletrochoque.
Apesar de não ser bem vista aos olhos da sociedade, principalmente devido ao uso de sua imagem em filmes onde é vista quase como uma tortura à doentes mentais e ao filme "Um estranho no ninho"; ela é recomendada para doenças mentais graves como esquizofrenia, transtorno depressivo grave, transtorno bipolar, etc.


TMS (Transcranial Magnetic Stimulation)

Estimulação Magnética Transcraniana, não invasiva, consiste na aplicação de ondas eletromagnéticas no cérebro para tratamento de doenças psiquiátricas como toque, depressão, transtorno da ansiedade generalizada, esquizofrenia, e doenças neurológicas como epilepsia focal, doença de parkinson, recuperação motora de avc, zumbidos no ouvido, dor crônica, doença de Alzheimer, distonia (espasmos musculares involuntários que produzem movimentos e posturas anormais), afasia (problemas na fala) e servem também para determinar o hemisfério dominante em cirurgia da epilepsia.


DBS (Deep Brain Stimulation)

Estimulação cerebral profunda, invasiva, estimulação em área especifica do cérebro, por exemplo no caso da depressão, no hipotálamo, o que mais me chamou a atenção nessa parte foi o uso em depressão, usa-se um aparelho colocado na região exata do cérebro ligado a um aparelho que fica por baixo da pele, assim como um marcapasso enviando sinais elétricos constantes.
Veja a figura ao lado!
Palestra apresentada pelo Prof. Dr. Edson José Amâncio, que além de apresentar a palestra com total clareza nos impressinou com sua carreira! Participando de cirurgias super recentes, participando da história da neurociência do Brasil.

Vou dever a de epilepsia! Espero que tenham gostado, achado útil, não sei se consegui explicar com clareza todos tópicos, mas é de coração!

Beijos ;*

2 comentários:

LPzinho disse...

Uaaaau!

Que bacana isso, de usar o blog para difundir conhecimento assim, exercitando o que aprende!
Bacana isso, imagina só se as escolas desde cedo, pudessem fazer os alunos aprenderem as coisas usando seus blogs pra avaliá-los... que grande idéia!!!
Bom, eu sinceramente tive enxaqueca 3 vezes nesta vida e detestei ehhehehe Os outros assuntos lí com atenção e achei que ficou resumido de modo correto, ao menos para um leigo ehehhe ficou bacana demais Talitinha!!
Te adoro, sabia? Parabéns!!!
Bjokas

Jackie disse...

Oi!
Psiu eu te indiquei a um meme no meu blog, vai lah conferir!
;D

Bjuhs