domingo, dezembro 13, 2009

Finalmente...

Sumiços à parte, escrever sempre me descontrai, me relaxa, me ajuda a colocar a cabeça e pensamentos em ordem.

Ainda tô aqui em Uberaba pra terminar as provas finais, amigas e namorado já foram-se embora, estou eu e os livros aqui pra terminar esse semestre, e se Deus quiser será fechado sem nenhuma reprovação. Foi um semestre muito gostoso, fiz projetos de pesquisa e extensão, passei no PET onde vou estagiar semestre que vem, conheci muita gente, conheci uma pessoinha especial, aprendi com convivências e tudo mais. =)

Aliás, tô super ansiosa pra que o PET comece o quanto antes! O PET é relacionado aqui na UFTM ao PSF (Programa Saúde da Família) . O Programa Saúde da Família é um dos programas propostos pelo governo federal aos municípios para implementar a atenção básica.
Atenção Básica: De acordo com Barbara Starfield, as principais características da atenção primária à saúde (APS) são:
• Porta de entrada do serviço — espera-se da Atenção Primária à Saúde que seja mais acessível à população, em todos os sentidos, e que com isso seja o primeiro recurso a ser buscado. Dessa forma, a autora fala que a APS é o Primeiro Contato da medicina com o paciente.
• Continuidade do cuidado — a pessoa atendida mantém seu vínculo com o serviço ao longo do tempo, de forma que quando uma nova demanda surge esta seja atendida de forma mais eficiente; essa característica também é chamada de longitudinalidade.
• Integralidade — o nível primário é responsável por todos os problemas de saúde; ainda que parte deles seja encaminhado a equipes de nível secundário ou terciário, o serviço de Atenção Primária continua co-responsável. Além do vínculo com outros serviços de saúde, os serviços do nível primário podem lançar mão de visitas domiciliares, reuniões com a comunidade e ações intersetoriais. Nessa característica, a Integralidade também significa a abrangência ou ampliação do conceito de saúde, não se limitando ao corpo puramente biológico.
• Coordenação do cuidado — mesmo quando parte substancial do cuidado à saúde de uma pessoa for realizado em outros níveis de atendimento, o nível primário tem a incumbência de organizar, coordenar e/ou integrar esses cuidados, já que freqüentemente são realizados por profissionais de áreas diferentes ou terceiros, e que portanto têm pouco diálogo entre si.
E sou eu semestre que vem nesse sistema ;)

Essa semana pra amenizar a solidão vou estudar na biblioteca da faculdade, se está estiver aberta ainda e dia 18 estou indo para Barretos!

Bye! ;*

Um comentário:

Endry disse...

Nossa! Fazia tanto tempo que não comentava no teu blog e só agora descobri pq. Não estava inscrita no reader! ahuahauha tansa que eu sou!
Boa sorte com o estágio!

beijos :**