Há uma substância a feniletilamina, um neurotransmissor com efeito e estrutura semelhante à anfetamina, e suspeita-se que esta seja liberada por eventos simples como troca de olhares ou aperto de mãos com a pessoa amada. Além de outras substâncias como: dopamina e ocitocina, que são substâncias comuns no organismo, mas essas três substância são somente encontradas juntas durante a paixão.
Porém, o organismo vai se tornando resistente aos efeitos desses neurotransmissores e hormônios, e assim a paixão declina lentamente, e é aí que cabe ao casal, separar ou então permanecer junto por manifestações 'menos intensas' porém não menos sinceras, como: companheirismo, afeto e tolerância... por amor. Esses efeitos duram de 18 a 30 meses.
Fases da paixão:
1. Luxúria – substância mais encontrada nessa fase: testosterona
2. Atração – é o amor na fase de euforia, momento do romance e envolvimento emocional. Hormônios responsáveis: dopamina e noradrenalina.
3. Ligação – caso a relação persista, é a fase duradoura e calma do relacionamento. (ocitocina, e até mesmo vasopressina).
Todos esses hormônios participarão da idealização da outra pessoa, estar com ela causará bem estar, euforia, excitação!
Lembra quando dizem que o amor é cego? É uma verdade, quando estamos apaixonados além da ativação do sistema de recompensa, algumas áreas cerebrais relacionadas ao julgamento crítico e alerta são desativadas.
Obviamente a idealização é gostosa, por meses ou até anos você vai estar com a pessoa que sempre sonhou, enquanto a paixão durar ao menos na fase mais intensa, você estará drogado com seus hormônios, e feliz.
Não posso dizer que esqueço da noite pro dia coisas que me marcaram, mas a decepção tira um pouco do brilho do passado e o que era lembrado antes com cores contrastantes, agora me vem à mente em tons pastéis.
Não posso dizer que esqueço da noite pro dia coisas que me marcaram, mas a decepção tira um pouco do brilho do passado e o que era lembrado antes com cores contrastantes, agora me vem à mente em tons pastéis.
A idealização foi sendo desfeita, e o que eu vi no final, quando parei de sonhar, quando minha farmácia interna parou de fabricar minhas drogas de vício a você, e realmente apenas enxerguei... Não me agradou o que ví.
Fontes quanto à fisiologia:
http://www.afh.bio.br/especial/paixao.asp
http://nickmartins.com.br/atualidades/?p=4
Nenhum comentário:
Postar um comentário