quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Musculação (parte I) - termogênicos


Como ando fazendo academia, ultimamente tenho conversado bastante à respeito com outras pessoas sobre o assunto, e olha, tudo bem que ainda não sou formada, mas me interesso pelo assunto e estou em ligas na faculdade sobre fisiologia do exercício, e tem horas que vejo amigos tomando cada suplemento para obterem um resultado mais rápido, com composições que assustam!
Eu assumo, não sou apaixonada por academia, eu gosto são dos resultados! Mas ninguém obtém um resultado notável em duas semanas de treino, e não vai ser um suplemento e/ou termogênico que vai fazer isso por você. Tudo depende do seu empenho, disciplina, alimentação e até mesmo da genética.
Quer ganhar massa? Quer perder peso?
Não existe mistério, TREINE e tenha acompanhamento de um personal / instrutor e de um nutricionista.
Numa sequência de posts que inicia hoje vou tentar explicar sobre os suplementos mais usados, hoje o tema é:

TERMOGÊNICOS:
Termogênicos em modo geral aumentam a temperatura do corpo causando uma aceleração na taxa do metabolismo consequentemente ajudando na queima de gordura corporal.
São, em geral, formulados por compostos extraídos de plantas como a cafeína presente no café, no guaraná e nos chás, o guaraná, a teobromina do cacau, a capsaícina presente nas pimentas, as catequinas do chá verde e a sinefrina da laranja amarga.
Toda substancia termogênica deve ser consumida junto de uma dieta balanceada feita por um nutricionista.

Efeitos colaterais dos termogênicos:
A elevação aguda da pressão arterial e frequência cardíaca estão associadas ao uso de termogênicos. A administração de altas doses pode provocar palpitações, insônia, ansiedade, tremores, instabilidade dos membros superiores, dores de cabeça, náuseas e irritabilidade. Não são recomendados para pessoas com problemas psiquiátricos, cardíacos ou hipertensão arterial.
Os termogênicos que contenham cafeína não devem ser utilizados por indivíduos que possuam problemas gástricos como gastrites e úlceras. Podem provocar desidratação, portanto deve-se ter uma atenção especial em relação à ingestão de água ao longo do dia e especialmente durante o exercício.
Obviamente existem os bons termogênicos, mas como já citado o uso destes deve ser feito diante de acompanhamento de um profissional, e não adianta você fazer o consumo de uma substância sem ter consciência e conhecimento de seus efeitos em seu corpo. O resultado de um produto não depende só dele, depende muito de seus esforços na dieta, treino descanso e rotina de vida também. Lembre-se sempre disso!
(adaptação de: Dicas de Musculação)

Existem ainda termogênicos que têm em sua composição a efedrina, esta é uma amina similar aos derivados sintéticos da anfetamina, muito utilizada em medicamentos para emagrecer, pois ela faz que o metabolismo acelere, queimando mais gordura (através da termogênese - produção de calor), porém causa hipertensão arterial, taquiarritmias, infarto do miocárdio e morte súbita, além de relatos de miocardite, além dos efeitos adrenérgicos da efedrina, provocando diminuição do período refratário, também permitem o desenvolvimento de arritmias. O efeito cardiovascular da efedrina é, ao menos em parte, semelhante ao da cocaína, droga que também causa estimulação alfa e beta adrenérgica, levando a aumento da pressão arterial, aumento da freqüência cardíaca, vasoespasmo coronariano, isquemia, infarto e arritmias, devido a todos esses efeitos e da forte dependência que causa, a droga foi proibida para este uso, ou seja no Brasil, a venda de termogênicos com efedrina é proibida.  (ver mais informações sobre efedrina)

2 comentários:

Débora Accioly disse...

Oii, Talitaa!
Já tomei termogênico e não recomendo. Dá energia, mas o resto não compensa!
Beijoos :*

Quer concorrer a uma Coleção Impala SPFW e produtos Océane Femme? Então acesse o nosso blog potinhoscoloridos.com

@LPzinho disse...

Nossa... nem entendo mto disso. Fiz um tempo de academia mas não tenho paciência pra isso.... até pq se bobear vira uma compulsão. O q eu tenho de amigas e amigos que perdem a noção, pra não perder a forma ehhe mas acho que faz parte, afinal cada um cada um! Bem bacana o seu post assim, todo argumentado e completinho. E vc... fazendo academia vai ficar ainda mais fofissima e brilhante!!! =) Ai q bom ler vc novamente.. viva!! Bjo... saudade!!!