sexta-feira, dezembro 19, 2008

Brasileira



Posso dizer que apesar de todas coisas ruins que acontecem neste país eu me orgulho muito de ser brasileira, e isso tem haver com minha história, com a minha origem.
Minha família como todas têm uma legítima história do modo brasileiro de vida, a parte materna migrou do Nordeste, minha avó nascida lá, é descendente de holandes, com olhos e cabelos claros; meu avô materno é o moreno cuja miscigenação me impede de dizer como ele é, é o mais moreno, mas não mulato. Mudaram-se para São Paulo para tentar a vida, meu vô trabalhando como pedreiro criou os 3 filhos.

A parte paterna é muito interessante, os avôs da minha avó eram italianos, da Calábria, daí surgiu minha bisa que quando mudou para o Brasil, se casou com um mulato (que segundo meu pai) tinha olhos azuis e um grande nariz, isso revolta meu pai até hoje pelo fato de só ter herdado o nariz, os olhos claros estão escondidos por aí, em algum gene da família. Nasce minha avó, que casou-se com um descendente de espanhol ou portuguesa (mãe do vô). Acontece então que a mãe da minha vó e o pai do meu vô morrem, e até onde eu consigo entender nessa putaria bagunça, é que eles também se juntaram (os pais dos meus avós). Eu sei que é confuso, mas é isto.

Por isto que acho simplismente ridículo brasileiros serem preconceituosos. Tá na nossa origem, são raras exceções que não têm sangue negro, índio, branco na veia. Tá tudo junto e misturado; adoro ser brasileira, sem esteriótipos de cada nacionalidade/raça (se é que essa definição pode ser usada), eu posso e sou um pouco de cada, juntando tudo o que há de bom de cada um. E eu tenho certeza absoluta que todos aqui têm uma história para contar.

2 comentários:

Anônimo disse...

também acho ridículo esse preconceito que existe aqui! ¬¬' não tem ninguém 100% puro aqui! pelamor! =*

lpzinho disse...

Oi Tali, parabéns... excelenteeee post!
Aliás, mandou bem desde a imagem né!
Bom.. eu acho que, ao contrário do mundo todo aqui o preconceito não é racial pelas diferenças de cor na pele e sim pq cada vz mais o brasileiro moderno se considera melhor que o outro. Não sei se vou conseguir me explicar, mas é mais um preconceito da arrogância, pela ignorância do que algo que esteja ligado à cor da pele e às raízes de cada raça. Não que isso justifique, muito pelo contrário afinal de contas TODO tipo de preconceito é nojento e abominável, mas eu sinto que aqui a coisa seja assim diferente do resto do mundo por ser hj o brasileiro um tipo vazio, sem conteúdo e que acha q o mundo gira ao seu redor.
É bem aquela coisa da intolerância dos 'machos' com homossexuais, o machismo, etc. É coisa de gente burra e vazia!
Bjos e desculpe escrever tanto... gosto demais do seu blog! Se cuida!! ^^